

IX SEMANA DE LETRAS DA UAST/UFRPE
I CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS PESQUISADORES DO NORDESTE - GELNE
Minicursos
Para visualizar detalhes, clique nos números.
Temos 20 vagas por minicurso.
- 01
Ministrante: Prof. Dr. Jair Gomes de Farias (FALE/UFAL).
Ementa: Estudo de fenômenos morfossintáticos da gramática do português, tendo como embasamento o arcabouço teórico da Gramática Gerativa, e sua aplicabilidade ao ensino de língua.
- 02
Ministrante: Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho (UFBA).
Ementa: Panorama de questões fundamentais acerca do tema em termos teóricos e práticos, discutindo funções de gênero e língua como representações de identidade e constituição sociocultural do falante, e os reflexos disso em suas práticas sociais.
- 03
Ministrante: Profa. Dra. Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório (Campus do Sertão/UFAL).
Ementa: Tendo em vista que a língua é um sistema que apresenta uma heterogeneidade ordenada e que o processo de propagação das variantes linguísticas em uma comunidade de fala depende não apenas da frequência de uso das variantes, mas também dos valores sociais que se associam a elas, o que significa considerar que um tratamento mais abrangente da variação linguística deve abarcar o modo como as variantes são percebidas pelos falantes, discutimos, neste minicurso, as ideias básicas da Teoria da Variação e Mudança Linguística, focalizando nos problemas empíricos de restrição e avaliação.
- 04
Ministrante: Profa. Dra. Fátima Soares da Silva Carvalho (UAST/UFRPE)
Ementa: Partindo da concepção de alfabetizar letrando, temos como proposta para esse minicurso retomar os níveis de apropriação da escrita e apresentar atividades adequadas para cada nível, bem como as que podem contribuir para o avanço de um estágio de apropriação para outro. Além do enfoque nas atividades voltadas para a compreensão dos princípios básicos do sistema alfabético, abordaremos práticas de leitura e produção de texto escrito.
- 05
Ministrantes: Profa. Dra. Larissa de Pinho Cavalcanti (UAST/UFRPE) e Prof. Me. João Paulo de Souza Araújo (UAST/UFRPE).
Ementa: Compreendemos que pensar e elaborar materiais didáticos é um espaço de criatividade e autonomia do professor em sua prática e envolve fatores linguísticos, sociais e interculturais. Por isso, a proposta desse minicurso é promover a reflexão sobre o que são os materiais didáticos de ensino de língua inglesa, as concepções que subjazem a produção desses materiais e as práticas que são desenvolvidas com os mesmos. Em adição, é necessário que os futuros professores se empoderem da própria atividade de elaboração e produção de material didático, de modo a serem capazes de adaptar materiais já prontos para o contexto no qual atuam ou, ainda, elaborar materiais didáticos que sejam criativos, culturalmente situados e adequados aos propósitos linguísticos estipulados pelo currículo. Para isso, usaremos contos de fada e fábulas para desenvolver, na prática, propostas de aulas de língua inglesa.
- 06
Ministrante: Profa. Dra. Sherry Morgana Justino de Almeida (DL/UFRPE).
Ementa: O minicurso propõe leitura de obras das escritoras brasileiras Nélida Piñon, Cínthia Moscovich e Conceição Evaristo, valendo-se do conceito de escrevivência criado por esta última para pensar as narrativas literárias em diálogo com a experiência de vida. Como suporte teórico-crítico básico, traz Miskolci (2016), Butler (2015), Said (2011), Zolin (2009) e Preciado (2007).
- 07
Ministrante: Prof. Dr. Rodrigo Dugnani (UNIVASF).
Ementa: Uma onda conservadora avança sobre o Brasil nos últimos anos. Após os grandes protestos e manifestações que começaram a agitar a nação a partir de julho de 2013 – muitos deles sem direcionamentos bem delimitados –, o país presenciou a eleição, em 2014, de um Congresso Nacional repleto de representantes políticos defensores de pautas tipicamente conservadoras, responsável pelo processo conturbado de impeachment que derrubou, em 2016, a presidenta Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo político-administrativo no Brasil. Na área da educação, essa onda conservadora é representada principalmente pelo movimento "Escola Sem Partido", o qual tem inspirado propostas de projetos de lei nas esferas municipais, estaduais e nacional que buscam cercear a atividade docente nas escolas sob a argumentação de que as salas de aula se transformaram em plataformas de propagação ideológica por parte de muitos professores. Considerando esse contexto, o minicurso "Análise Dialógica do Discurso da Escola Sem Partido: o pensamento crítico fora da escola" tem como objetivos apresentar os fundamentos teórico-metodológicos da Analise Dialógica do Discurso (ADD) – inspirada na filosofia da linguagem do Círculo Bakhtiniano – e evidenciar que o discurso da “Escola Sem Partido” tem a meta de eliminar o desenvolvimento do pensamento crítico nas escolas, indo na contramão dos principais documentos educacionais oficiais do Brasil, além de possuir caráter político-partidário de inspiração ideológica conservadora.
- 08
Ministrante: Profa. Dra. Edvânea Maria da Silva (IFPE)
Ementa: Discutir como o Cinema e a Literatura recriam temas “aparentemente” prosaicos, oferecendo-nos uma percepção poética, ou seja, dá imaginação das relações da sociedade contemporânea.
- 09
Ministrante: Profa. Dra. Andréa da Silva Pereira (UFAL).
Ementa: Este minicurso propõe discutir a articulação entre prática de ensino de escrita em língua portuguesa, uso de tecnologia digital e diversidade, à luz da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e seu Círculo. Conteúdo: concepção de linguagem bakhtiniana; escolha de uma abordagem teórico-metodológica para o trabalho com o cotidiano em sala de aula no contexto da diversidade; e, uso de tecnologias digitais.